23 de jun. de 2007

weblogs em educação



Material postado no blog mir@agens, muito legal.
"Definitivamente… podem ser lindas as coisas da educação. É o caso desta síntese sobre blogues de que eu já ouvira antes falar. Aqui fica para que possam compartilhar!"

19 de jun. de 2007

Aprendizagem colaborativa

Neste blog vamos trabalhar em grupo.

Semana 3


COL. EST. WOLFF KLABIN - TELÊMACO BORBA/PR
MINHA ESCOLA/MEU LOCAL DE TRABALHO


Esta semana descobri muitos recursos do servidor blogger, vejo que ficou bem mais fácil alterarmos as configurações para deixar o blog com o nosso jeitinho, desejos e gostos. A unica coisa que ainda ficou trabalhosa foi adicionar link a link, na base da "unha", como diz minha amiga Gílian. Alterei um pouco este blog, esta ficando mais decente. Espero a contribuição dos colegas, com sugestões. Agora vou partir para as atividades da semana 4... Quanto ao Blogoll vou estudá-lo no final de semana (se der tempo).

Blog de testes - PROA17/7 ao 11

Vejo que as alterações no servidor blogger facilitou bantante as configurações pessoais, testei todos os links, mas como estou com pouco tempo, vou deixar para mexer em todo o meu blog (este) no final de semana, quero deixá-los com um layout mais interessante.

Blog de testes

Vejo que as alterações no servidor blogger facilitou bantante as configurações pessoais, testei todos os links, mas como estou com pouco tempo, vou deixar para mexer em todo o meu blog (este) no final de semana, quero deixá-los com um layout mais interessante.

PROA 17/6


Aprendemos a adicionar feeds para acompanhamento de páginas e blogs

PROA 17/6 em 19/06/2007

Aprendemos a adicionar feeds para acompanhamento de páginas e blogs

18 de jun. de 2007

PROA 17/5


Cadastro no bloglines

Reflexão PROA17/3


Acabamos de postar as reflexões dos textos apresentados como sugestão de leitura. Já encaminhamos a fotografia para o link "brincadeira."

Viajando pela blogsfera


O texto de Suzana Gutierrez apresenta os conceitos básicos sobre blogs, exemplifica os tipos de postagens e publicações que este recurso oferece, apresentado suas características:
- são páginas editadas por uma só pessoa;
- tem uma estrutura hipertextual;
- possuem acesso público;
- são relatos pessoais (o autor é livre para escrever e postar);
- as postagens são contextualizadas de forma que o leitor possa compreendê-las e fazer comentários;
- são atualizadas com muita frequência;
- podem ser arquivadas por dia, mês, título...
- são intertextuais e interdependentes...
- pode ser organizados por grupos;
A comunidade digital está utilizando o recurso do blog para várias finalidades, desde espaço para arquivar seus dados, no formato de revistas, diários, sites, projetos, etc.
O uso pedagógico do blog é recente, mas muito eficiente, pois a facilidade de postagens proporciona o seu uso por até crianças.
O blog, como diário de bordo é um excelente recurso para demonstrar o processo de construção do conhecimento, de reflexões do seu autor, além de registrar todo o processo pedagógico proposto pelo professor.
Este texto deve ser lido por todos os iniciantes em blogs.

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE EDUCACIONAL


O texto de Suzana de Souza Gutierrez exclarece sobre o uso de RSS/Atom em weblogs, salientando a sua importância para manter atualizados os usuários sobre as novas postagens nos sites em que ele se cadastrou. Os agregadores funcionam como mensageiros instantâneos, além de compartilhar suas leituras no seu blog. A autora fala também sobre os objetivos de aprendizagem, e destaco a webquest, um execelente recurso, que já utilizei em oficinas e nas aulas, com alunos de ensino médio e fundamental. O sistema de blogoteca é bem interessante, pois os links fazem com o leitor acesse vários blogs a partir dos menus instalados em um dos blogs. A autora faz referência ao argumento, um projeto de revista eletrônica construído por meio de weblogs. Apresenta, também outros usos dos protocolos de agregação, como: socializar nossos links, o uso do del.icio.us, entre outros. O texto é bem interessante, instrutivo e traz informações novas. Leia o texto completo.

Estou atrasada nas atividades


Estou tentando entender as atividades para serem postadas, desta forma vou cumprindo o que tenho para fazer:
1 - Refiz o acesso aos blogs, reescrevi os comentários e análise dos blogs.
2 - Li todos os textos postados na biblioteca do eproinfo.
3 - Vou postar os comentários dos textos hoje...
Desta forma com o acesso ao blog vou verificando as tarefas pendentes e quero colocar tudo em dia...

Tenho ainda:
- 4 avaliações bimestrais para montar (temos semana de prova na escola)
- preparar as aulas de OTP e prática de ensino
- corrigir os trabalhos dos alunos
- participar do proa13
- lidar com o TCC
- escrever um projeto de educação ambiental
- fazer a contabilidade do Centro Espírita
- terminar um artigo para o curso de estágio e avaliação

Estou num sufoco, que só Deus sabe..., mas não vou deixar de fazer o que é necessário para concluir o curso de especialização. Conto com a compreensão dos tutores.

Um grande abraço

17 de jun. de 2007

PROA 17/2 – REFAZENDO!!!

Visita alguns projetos educacionais usando weblogs (proa17/2): (terminada a tarefa)


. Tridisciplina - blog de disciplina
link: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/

Serviço de blog: ufrgs
Ferramentas disponíveis: NOTE,
Conteúdo/objetivos do blog: não dá para acessar fica tudo embaralhado
Avaliação: Este blog está com problemas seus textos estão todos embaralhados. Não dá para ler e avaliar.

. Sérgio Lima - blog de professor
link: http://sergioflima.pro.br/blog/blogs/index.php?blog=1

Serviço de blog: pro
Ferramentas disponíveis: apresenta vídeos do youtube
Conteúdo/objetivos do blog: Notícias e comentários recentes sobre tecnologia, links para outros projetos e sites da área
Avaliação: É interessante e apresenta links para vários sites, possui patrocínio ou afiliados diversos.

. Relatos de Experiências - experiências e projetos na área da educação
link: http://quemfaz.blogspot.com/

Serviço de blog: Blogger
Ferramentas disponíveis: possibilidade de comentários nas postagens
Conteúdo/objetivos do blog: Tem como colaboradores Íris e Beatriz, faz referências a tecnologias na educação e comentários de notícias.
Avaliação:Legal, traz relatos de atividades educacionais e projetos, compartilha pesquisas na área educacional.

. Gutierrez/su - blog de professor
link: http://www.gutierrez.pro.br/

Serviço de blog: pro
Ferramentas disponíveis: links diversos, sugestão de textos, comentários pessoais
Conteúdo/objetivos do blog: imagens e comentários pessoais de suas idéias e descobertas.
Avaliação: Traz exemplos de recursos disponíveis para os blogs, tipo inserção de vídeos do youtube. Bem interessante.

. Vamos blogar? - blog educacional colaborativo
link: http://vamosblogarbr.blogspot.com/

Serviço de blog: blogger
Ferramentas disponíveis: Várias, inclusive um site que monta quebra-cabeças de imagens que você posta. Muito legal.
Conteúdo/objetivos do blog: Atualizado, escrito em um linguagem ótima, objetiva e estimulante.
Avaliação: Este blog foi criado em 2003, com inúmeros links e postagens, incentiva a criação de blog, traz exemplo de iserção de slideshare no blog, um excelente recursos para compartilhar apresentações on-line, entre outras informações.

. [zaptlogs] - blog de projeto
link: http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/

Serviço de blog: terra.
Ferramentas disponíveis: listas de discussões, chats, experiências, links...
Conteúdo/objetivos do blog: reflexões pessoais, idéias e projetos educativos
Avaliação: O zaptlogs tem uma sugestão de uso de blogs para criar webquest, chamado de blogquest muito interessante, é uma ótima alternativa quando não se tem acesso a outros servidores.

. Vida de Professor - blog de professor, outro país, outra realidade.
link: http://vidadeprofesor.blogia.com/

Serviço de blog: blogia
Ferramentas disponíveis: em espanhol, traz links para google mapia, youtub, vários temas de diversos países.:
Conteúdo/objetivos do blog: educacional, com a participação de vários países.
Avaliação: Este blog deve ser visitado por educadores, pois apresenta artigos e idéias de outros países.

. Vivência Pedagógica - educação e tecnologia
link: http://www.vivenciapedagogica.com.br/

Serviço de blog: comercial
Ferramentas disponíveis: vários recursos pedagógicos como orientações e pesquisas em podcast, webquest, artigos, escrita colaborativa...
Conteúdo/objetivos do blog: Educacional com sugestões de metodologias e softwares.
Avaliação: excelente, deve ser acessado sempre pelos educadores.

. Palavra Aberta - projeto
link: http://palavraaberta.blogspot.com/

Serviço de blog: blogger
Ferramentas disponíveis: possibilidade de enviar texto, mural de recados, sala de chat, fórum, arquivamento por assunto.
Conteúdo/objetivos do blog: Para professores de códigos e linguagem e para pessoas que desejam ampliar sua cultura.
Avaliação: Muito rico e diversificado, apresentando recursos variados, como vídeos, imagens interessantes. Com toda a essência de um blog. Apresenta ainda muitos textos de língua portuguesa e cultural.


. O mundo encantado de Cecília Meirelles - poesias - dedicado às crianças
link: http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/

Serviço de blog: Uol
Ferramentas disponíveis: Links para professores, escritores, crianças.
Conteúdo/objetivos do blog: temas de Cecília Meireles e outros escritores.
Avaliação: Muito legal, bem colorido, ideal para crianças e adolescentes. Uma ótima sugestões para professores criarem blogs com seus alunos.

. Blogosfera Marli - blog de professor
link: http://blogosferamarli.blogspot.com/

Serviço de blog: blogger
Ferramentas disponíveis: são várias: fórum, chat, escrita colaborativa, vídeos, links...
Conteúdo/objetivos do blog: A maioria é de línguas, comunicação e educação, também fala sobre tecnologia.
Avaliação: Apresenta a característica essencial de blog, é o diário de reflexões, textos, idéias da Marli, muito legal.

. Vidas Secas - projeto
link: http://blogosferamarli.blogspot.com/

Serviço de blog: blogger
Ferramentas disponíveis: álbum de fotos, links para blogs dos alunos.
Conteúdo/objetivos do blog: projeto sobre vidas secas
Avaliação: É um ótimo blog pedagógico, com facilidade de acesso ao material dos alunos, pois o blogger possibilita que você crie um blog principal e dele crie outros blogs individuais para seus alunos com a mesma senha de acesso, o que facilita muito o trabalho do professor.

.Leitura e Escrita na Escola - projeto
link: http://leituraescola.blogspot.com/

Serviço de blog: blogger
Ferramentas disponíveis: mural de recados, links, postagem por título
Conteúdo/objetivos do blog: indicações de comentários, leitura e escrita na escola.
Avaliação: Incentiva a leitura na escola e a produção escrita. Ótimo trabalho.

TEXTOS PARA LEITURA

Brincadeira

Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line.


Mapeando caminhos de autonomia e autoria.

Blogs

Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria.

TAREFAS DA OFICINA


Prezados cursistas

Sejam bem vind@s ao PROA 17B, seminário sobre Blogs e Flogs na Educação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem da UFRGS.

De hoje em diante, somente as atividades previstas para a segunda turma, PROA 17B, ficarão disponibilizadas aqui. As atividades da turma PROA 17A, já encerradas, estão no blog da oficina da turma.

Este seminário tem como objetivo promover um avanço na aprendizagem sobre os blogs e outras páginas dinâmicas, enfatizando o seu uso na construção de ambientes informatizados para a educação. Abordaremos a história, a descrição, a criação, a configuração e manutenção de um weblog. Refletiremos sobre o uso dos weblogs em educação.

Faremos uma introdução à agregação e distribuição de conteúdo, aos protocolos de agregação e seu uso em páginas dinâmicas, como forma de acompanhar projetos, de reunir, classificar e publicar conteúdo.

Este é o nosso blog da disciplina. Aqui descreveremos as atividades da disciplina, avisos, recursos e até algumas brincadeiras.

Todas as atividades propostas estarão, aqui, no e-proinfo, em Módulo / Módulo Atividades e no nosso blog.

Dúvidas?

Todas: use o forum da disciplina no e-proinfo
Sobre as atividades: use o espaço para comentários da atividade.
Aprender é construir pontes nos lugares mais estranhos, mesmo onde parece que elas não são necessárias. Que possamos aprender muito junt@s!

abraço!

Iris e Suzana

E agora, sigam para as Atividades da Semana 1

Semana 1 - 28/05/2007 à 03/06/2007


Prezados cursistas

As atividades previstas para o período de 28/05/2007 à 03/06/2007 estão disponibilizadas neste endereço.

Neste período vamos, entre outras coisas:

* ler e discutir o texto Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores.
* Criar um blog para o seminário; ok
* Visitar alguns projetos educacionais usando weblogs; ok
* Ao final desta primeira semana (até 30/04/2007), postar no blog criado uma reflexão sobre as atividades realizadas. Registre seus achados e suas conquistas, suas dúvidas e dificuldades. Procure enriquecer a sua postagem usando os recursos e conhecimentos adquiridos no curso. ok

As atividades estão detalhadas aqui


Semana 2 - 04/06/2007 à 11/06/2007


Prezados cursistas


As atividades previstas para o período de 04/06 a 11/06 estão disponibilizadas neste endereço.

Nesta semana vamos introduzir o assunto "agregação e a distribuição de conteúdo" e continuar conhecendo um pouco mais sobre os blogs.
As atividades estão detalhadas aqui



Boa semana!

Semana 3 - 11/06/2007 à 18/06/2007


Prezados cursistas


As atividades previstas para o período de 11/06/2007 à 18/06/2007 estão disponibilizadas neste endereço.

As atividades nesta semana serão bem fáceis e divertidas.

Por isso, é a semana em que propomos que seja feita uma revisão das atividades já realizadas, de modo a aperfeiçoar o que já foi feito e recuperar as atividades ainda não realizadas.

Já estamos chegando à metade da nossa disciplina e ficará muitíssimo difícil recuperar atividades depois.

Assim, revise / recupere as atividades da Semana 1 e da Semana 2 enquanto se diverte com as atividades da Semana 3.
As atividades estão detalhadas aqui


Boa semana!

Semana 4 - 18/06/2007 à 25/06/2007


Prezados cursistas


As atividades previstas para o período de 18/06/2007 à 25/06/2007 estão publicadas neste endereço.

Esta semana entramos numa nova fase de nossa disciplina. Uma fase onde a participação e a formação da rede entre vocês será essencial. Algumas de nossas atividades serão em grupo e para que transcorram com tranquilidade é necessário que cada uma busque o contato com as colegas e se coloque ativamente no grupo ao qual pertence.

Sabemos que algumas alunas estão bastante atrasadas nas atividades e solicitamos que, mesmo assim, dêem prioridade para as atividades em grupo de modo a não prejudicar as colegas e/ou não ficarem de fora da atividade realizada. Estas atividades, uma vez concluídas, não poderão ser recuperadas de forma individual.

As atividades estão detalhadas aqui


Boa semana!