8 de jul. de 2007

Auto-avaliação

Semana 1: 28/05 a 03/06


A primeira semana de atividades no PROA17B foi fácil, pois utilizamos o blog deste o início do curso de especialização, fomos aprendendo a utilizar alguns recursos por curiosidade e com a ajuda dos colegas até o presente momento. O texto postado para análise foi importante, pois temos poucos materiais publicados sobre esta importante ferramenta on-line. Visitei os links indicados, alguns eram ótimos, outros não abriam, mas realizei as atividades, apesar de fazer pequenos textos. Depois de chamada a minha atenção, tenho procurado escrever textos mais completos.

 

Semana 2: 04/06 a 11/06

 

Este cadastro no Bloglines, foi muito interessante, no início tinha um pouco de dificuldade em compreender como era o processo de acompanhamento das contas, hoje já o utilizo com freqüência. Tenho cadastrado outros sites e endereços no meu bloglines. Inclusive fiz o cadastro de toda a turma e tenho acompanhado todos os post, observei que infelizmente muitos colegas não conseguiram acompanhar esta oficina, acredito que seja a falta de tempo disponível para tantas atividades juntas, principalmente para nós que estamos atuando como professor em sala de aula.

 

Semana 3: 11/06  a 18/06

Aproveitei um blog que havia criado para postar textos de filosofia, para fazer os testes, a grande vantagem e não acabar com o seu blog, ou mesmo, deixa-lo horrível. Não gosto muito de cores berrantes, ou mesmo de muitos fricotes, acho que o blog tem que ter a cara do dono. Sou uma pessoa simples e objetiva, portanto, procurei deixa-lo de forma direta. Aproveitei o templete que criei para filosofia e postar no blog, tive que cortar um pedacinho dele para dar certo. Tenho utilizado o photofiltre para a edição de imagens. É um ótimo recurso, além de ser free. Acho que as tarefas não poderiam ser avaliadas somente naquele prazo estipulado. A aprendizagem e as mudanças ocorrem como tempo.

 

Semana 4: 18/06 à 25/06 - Recuperação

 

Nesta semana estava com tantas atividades para fazer, e não havia entendido direito o que era para fazermos no blog colaborativo, achava que era para nós apenas modificarmos ele coletivamente, somente depois que fui entender que cada grupo deveria pesquisar um tema separado. Entre no trinkfree, testei seus recursos, mas como os colegas já haviam postado tudo que era interessante, apenas acessei, acrescentei mais uma página, fiquei sem tempo de pesquisar particularidades para complementar. As colegas me enviaram e-mail para participar, mas o meu tempo realmente não ajudou, aprendi o básico do programa e fui excluída do grupo.

Passamos a fazer parte do grupo de recuperação 11, onde pesquisamos sobre o wikispace, venho utilizando o pbwiki deste o ano passado, considero um excelente recurso. No início das pesquisas me bati um pouco, não consegui postar com meu nome, me preocupei com as colegas que também estavam com dificuldade de acesso, O grupo trabalhou bem, acredito que ficou muito bom o trabalho de pesquisa. Passei o domingo inteiro lidando nestas atividades. As pessoas deveriam perceber que escrever é algo difícil, exige tempo, reflexão, para que não seja postada qualquer coisa on-line. Nós temos cuidar das questões dos direitos autorais, por este motivo não devemos ser pressionadas a fazer tudo ligeiro.

Tenho feito o acompanhamento das atividades da maioria dos colegas no proa17b, não tenho colocado comentários em todos, pois isto demandaria muito tempo. Não podemos simplesmente dizer, passei por aqui. Acho extremamente desagradável. Se o blog é pessoal, o comentário também deve ser. Procurei fazer o link dos blogs das tarefas com o comentário do meu blog, e vou postar os comentários desta semana na mesma postagem, desta forma fica mais fácil de ver as alterações.


Semana 5: 25/o6 à  01/07

Estes prazos estão nos matando. Nossa atividade colaborativa foi produzida toda ela no wikispaces, continuamos a visita nos blogs dos amigos pelos bloglines. Fiz os testes da mensagem por e-mail.

 

Semana 6: 02/o7 à  09/07

 

Esta semana pude acessar os blogs dos grupos e ler as pesquisas. Pessoal, como tem complementos novos para o blog, acho que a web 2.0 vai arrasar. Entrei nos sites, fiz a minha inscrição, testes, procurei postar resumos diferentes dos colegas dos blogs, para não ficar no copia e cola, sempre mostrando a referencia no final da postagem ou no link, quando retirava de outro site.
Até o presente momento, somente a Su fez comentários sobre o nosso trabalho, mas já temos a versão final do nosso trabalho. Neste momento estou redigindo esta auto-avaliação. Posso dizer que aprendi muito, fiquei muito curiosa em estudar mais as ferramentas sugeridas pelos demais grupos, mas como fiz o link no menu lateral deste blog, vou poder continuar as pesquisas. Tem ainda alguns recursos que não estudamos, mas que pretendo descobrir como utiliza-los no blog. Com o envio por e-mail ficou melhor de colocar textos com uma formação mais adequada, pois o blogger não está oferecendo muitas opções. Gostaria de deixar claro que tive muita dificuldade em acompanhar esta oficina, pois exige muito tempo para pesquisar cada uma das possibilidades dos recursos sugeridos nos oferecem. Depois que o blogger havia passado pela mudança em sua estrutura, eu ainda não o tinha estudado. Bem, preciso ainda retornar a outra oficina, que ficou abandonada, por conta desta. Tenho ainda algumas dúvidas sobre alguns dos recursos sugeridos, mas posso concluir que esta oficina superou minhas expectativas, devido à diversidade e riqueza de recursos adicionais ao blog. Fiquei um pouco chateada com os prazos curtos, com um sistema de avaliação que não nos dá tempo para fazer as atividades com calma. Quero parabenizar as professoras orientadoras por ter acompanhado nossas atividades e respondido prontamente nossos e-mails, tenho observado o comprometimento delas em relação às atividades propostas. Neste módulo criamos uma rede de relacionamentos, muito importante, pois são pessoas que amam o que fazem, assim poderemos continuar nossas pesquisas juntos. Achei muito interessante ter participantes de diversas turmas, pois não o conhecíamos, assim foi possível conquistar novos amigos. Quero agradecer aos colegas que ajudaram nesta caminhada. Aprendi muitas coisas novas, conceitos, idéias, recursos, mas...  O mais legal foram às amizades conquistadas. Um forte abraço a todos.

Quando tiverem um tempinho, venham visitar nossa cidade. Vou deixar um pouco de Telêmaco Borba, para o grupo conhecer.  São áreas verdes e de preservação ambiental.



Um comentário:

Selma Bonifacio disse...

Querida Rosângela:
Nem cheguei a conhecê-la pessoalmente, mas já sinto um grande carinho por você, como se a conhecesse há tempos. Foi um prazer trabalhar contigo, correr contra o tempo, estudar, pesquisar, trocar idéias. espero que tenhamos a oportunidade de trabalhar novamente e, quem sabe, conhecê-la ainda mais!
Obrigada pelas sugestões, pelas dicas e companheirismo!
Um cordial abraço e até breve!
Selma